Paris, Dia 2 - Domingo (parte I)

Olá Olá :) prontos para a 2ª parte da viagem?
(Demorei algum tempo entre a primeira parte e a segunda, isto quando o trabalho aperta dá nisto, eheh)
Mas pois bem, aqui vai disto.

Para passeios deste género, em que se quer visitar o máximo da cidade e monumentos num curto espaço de tempo, há apenas uma regra a seguir: "deitar cedo e cedo erguer"!
Por isso, às 6h30 da manhã já estávamos a tomar o pequeno almoço no hotel para ganhar energias para mais um dia a andar de um lado para o outro. O pequeno-almoço já estava incluído na reserva e, apesar de não ser muito variado, estava muito bom e mesmo com a sala cheia não havia falta de comida.

SAÍDA DO HOTEL - 07:00
Destino: Basílica do Sacré Coeur, Montmartre
Metro Louvre-Palais Royal
Fomos a pé até à estação de metro do Louvre-Palais Royal, onde apanhámos a linha 1 (amarela) com direcção a La Défense. Trocámos na estação Concorde para a linha 12 (verde escuro) em direcção a Porte de la Chapelle. Voltámos a trocar de linha na estação de Pigalle, desta vez para a linha 2 (azul escura) com direcção a Avron, e saímos na primeira estação - Anvers.
Daqui prosseguimos a pé pela Rue de Steinkerque até à Place de Saint-Pierre, onde nos deparamos com a escadaria até à Basílica. - tempo estimado 40 minutos.

SACRÉ-COEUR - 07:40
Sacré-Coeur

Esta foi sem dúvida a zona de Paris onde mais senti "ok...estou MESMO em Paris!!".
Desde as ruas, às pessoas, as lojinhas e cafés... tudo! Só faltava estar a tocar o Yann Tiersen de fundo e era como se estivesse no set das filmagens do filme "Amélie". Como eu amei Montmartre!
(no entanto, há que adicionar a nota que algumas pessoas que conheço acharam precisamente o contrário. Que esta era das zonas mais "perigosas" de Paris. Com certeza temos de ter cuidado com os vendedores ambulantes que nos tentam impingir coisas a torto e direito...acima de tudo não deixar que eles nos ponham o quer que seja para as mãos se não temos a intenção de comprar).

Subimos a escadaria do Sacré-Coeur e à medida que subíamos mais maravilhada eu ficava com a vista magnifica sobre a cidade. E o melhor era que àquelas horas da manhã eram poucas as pessoas que estavam por aquela zona, o que ajudava a tornar todo o local muito mais bonito.
O interior da basílica é bonito, mas não muito grande. Como não se paga a entrada acaba por ser uma boa visita.
Pelas 08:20 começaram a aparecer as primeiras excursões e grupos maiores de pessoas, então nas escadarias surgiram (quase do nada) músicos e animadores. A imagem que guardei na memória foi a de um senhor com uma harpa gigante a tocar nas escadas. É sem dúvida algo que merece ser visto.
Ao fundo das escadas estava um pequeno carrossel e uma banca de lembranças, onde comprei as lembranças que mais gostei, uns postais que imitavam desenhos a lápis de carvão de vários pontos da cidade... LINDOS!
A caminho, na rua que desce até ao metro, passámos por uma série de lojas de lembranças que foi onde comprámos maior parte das prendas, com muita variedade e preços baixos. Ainda encontrámos uma loja que pertencia a um emigrante português super simpático (e claro, é sempre engraçado encontrar alguém do nosso país no estrangeiro).

Rue de Rivoli
Seguimos para o metro e fizemos o caminho inverso até à Rue de Rivoli, para irmos deixar os sacos das lembranças no hotel e para fazermos o check-out. No entanto no hotel permitiam que deixássemos as malas numa pequena sala, gratuitamente.
Partimos rumo à praça de Saint Michel - caminhamos a pé até ao metro Louvre Rivoli, onde apanhámos o metro com direcção a Château des Vincennes (linha 1, amarela) e trocámos na estação de Châtelet para a linha rosa escuro com direcção a Porte D'Orléans (linha 4). Duas paragens depois estávamos em Saint-Michel.

SAINT-MICHEL - 10:45
Saint-Michel

Esta zona de Paris tem algum movimento, mas senti que eram mais habitantes e poucos turistas. Ao sairmos do metro estávamos logo na Fontaine de St-Michel e seguimos para um passeio pelas ruas da zona, à procura de um restaurante onde comer.

ALMOÇO - 11:00
Ao passearmos pela Rue Danton demos com o restaurante Le Clou de Paris, que nos pareceu um sitio agradável, com uma esplanada bonita, e como serviam menus acabava por ser barato.
Opinião sincera?...não morri de amores pelo restaurante. Apesar de não termos pago muito e da comida até ser boa (nada de extraordinário), o serviço deixou muito a desejar. O empregado foi super antipático (confesso que acho que em grande parte foi porque nós só falávamos inglês ou francês muito básico, e ele só nos respondia em francês), nunca se mostrou prestável ou com um sorriso. No final do almoço pedimos a carta das sobremesas e ele trouxe-nos a conta, portanto...foi quase como a correr connosco dali para fora, ahahah. Obviamente que nem fizemos questão de corrigir o mal entendido, pagámos o que tínhamos a pagar e fomos embora.
Porque a Catedral de Notre Dame esperava por nós, mesmo ali ao lado. :)

One thoughts on “Paris, Dia 2 - Domingo (parte I)

Proudly powered by Blogger
Theme: Esquire by Matthew Buchanan.