Paris, Dia 2 - Domingo (parte II)

Catedral de Notre Dame

Depois do almoço demos "corda aos sapatos" e seguimos o nosso percurso até à Catedral de Notre Dame.Tomámos um percurso mais longo (e possivelmente pouco usual), porque quisemos passar por uma rua especifica. No entanto aqui vou descrever os percursos que seriam mais directo para a Catedral.Estando a Rue Danton há duas possibilidades - ir mais pelas ruas e ruelas e ver o movimento da cidade, ou ir à beira rio.

Opção RUA:A partir do Restaurante "Le Clou de Paris" o caminho a seguir é tomar a Rue Saint-Séverin, cruzar com a Rue du Petit Pont em direcção à Rue Galande. Virar à esquerda para a Rua Lagrange e passar a Pont au Double. E deste ponte já temos uma bela vista para a Catedral de Notre Dame (é um bom sitio para tirar fotos).

Opção RIO:A partir do Restaurante "Le Clou de Paris", deve-se retomar o caminho para a Fontaine Saint-Michel pela Rue Danton. Daqui existe a hipótese de se atravessar o rio pela Pont Saint-Michel ou de prosseguir pela Quai Saint-Michel (pessoalmente acho a segunda opção melhor, pois permite-nos caminhar na margem oposta à Catedral e para fotografar o monumento por inteiro é sempre melhor de um ponto mais afastado). A travessia para a outra margem poderá ser feita na Petit Pont, que vai levar ao Parvais Notre-Dame... e daqui muito certamente já poderão ir para a fila para visitar a Catedral por dentro.

Aproveito para alertar para algo que nós não sabíamos. A visita ao interior da Catedral é diferente da visita às Torre das Gárgulas. Para o interior da Catedral deverão ficar na fila que segue pelo Parvis Notre- Dame, para se ir ver as Gargulas deverão dirigir-se à lateral da Catedral (na Rue du Cloitre Notre Dame) e aguardar na fila que se encontra nesta rua (quando lá fomos existia uma placa no inicio da fila que indicava o tempo estimado de espera).Como não sabíamos deste pormenor, fomos para a fila do Parvais Notra-Dame e acabámos por apenas ver o interior da Catedral. é bonito e vale a pena a voltinha, para além de ser gratuito. No entanto o tempo de espera para visitar esta parte, roubou-nos tempo de visitar às torres... com muita pena porque é sem dúvida um dos principais marcos da cidade. Mas o avião não ia esperar por nós, por isso não podíamos aguardar as 2 horas de espera na fila, que a placa indicava.Acabámos por visitar o jardim que se encontra nas traseiras da Catedral, com acesso pela Quai de L'Archevêché, vale a pena dar lá um pulinho.
Passeio à beira-rio
Como ainda nos sobrava algum tempo, atravessámos a Pont Saint-Louis, para a Île Saint-Louis, onde estavam diversos animadores de rua pedintes. Vale a pena dar uma voltinha pelas redondezas e apreciar a ilha.
De seguida atravessámos a Pont Louis Philippe, e fizemos o caminho à beira-rio até ao Louvre. Aqui podemos encontrar diversos vendedores de velharias em bancas, e que têm coisas lindíssimas... meu rico dinheiro se tivesse comprado tudo o que queria, ahah.

Como era pleno Agosto, as margens do rio transformam-se em pequenas praias improvisadas (apenas para apanhar sol, ninguém está dentro de água obviamente), e aí podemos ver os locais a fazerem castelos de areia, a ler um livro deitados num espreguiçadeira... enfim, para mim, que venho de um país de praia foi sem dúvida uma visão estranha. Mas compreendo que para quem vive em Paris seja uma óptima solução para ganhar um bronze.

Chegadas à Rue de l'Amiral de Coligny, passamos pelas traseiras do museu do Louvre e seguimos caminho até ao nosso hotel, para levantar as malas.
De volta ao aeroporto da Charles de Gaulle, retornamos pelo caminho da vinda. Apanhámos o comboio RER na estação de Châtelet/ Les Halles (Linha RER B, com destino a CDG Airport Terminal).

E assim terminou um fim de semana em grande, que deixou saudades...mas com 1470 fotos para mais tarde recordar :D