Paris - Dia 1, Sábado (parte II)

ARC DE TRIOMPHE DE L'ÉTOILE - 14:55
Arc de Triomphe e Avenue D'Iéna
Partindo do ponto onde ficámos, o Arc de Triomphe estava à nossa frente, com todo o seu movimento de multidões, carros, polícias a cavalo, etc, mas estava na altura de prosseguir caminho rua abaixo até às margens do Rio Sena.

Tomámos a Avenue D'Iéna que vai directa até à Avenue des Nations Unies, e atravessámos a Pont D'Iéna. Escusado será dizer que durante grande parte do percurso já tínhamos como pano de fundo a Torre Eiffel, a espreitar por entre árvores e prédios.
O movimento nesta zona era muito, como seria de esperar, e começamos a ver muitos vendedores ambulantes espalhados por todos os cantos possíveis e imaginários. A venderem porta-chaves, miniaturas e toda uma série de bugiganga relacionadas com a Torre Eiffel. Confesso que foi a única zona no centro da cidade que me fez ter mais atenção à mala e aos meus pertences, pois dava a sensação que por ali devia andar muito carteirista.

TORRE EIFFEL - 15:40
E lá estava ela, a grandiosa Torre Eiffel e nós mesmo aos seus pés...e por lá íamos ficar uma boa hora! ahah.
Pois é, para quem pensa que é chegar, esperar um pouco e entrar...que se desengane. As filas são infindáveis para qualquer um dos pilares da Torre, reservem 1h/1h30 só para estarem na fila.
Nós fomos para a fila do pilar norte, por ter elevador; no entanto à sempre a opção de escolher um de escadas. E como éramos 4 pessoas fomos fazendo uma espécie de "turnos", enquanto duas aguardavam na fila a marcar vez, as outras duas foram à loja de souvenirs que ficava por baixo da Torre, e depois trocávamos de lugares.
Confesso que apesar de ter estado 1h parada em pé o tempo passou rápido, porque há sempre coisas a acontecer; há muitos animadores de rua, vimos um casamento onde os noivos tiraram fotos no meio dos turistas, vendedores ambulantes que nos vêm incomodar de x em x tempo, enfim...um sem fim de acontecimentos paralelos que permitem o tempo passar mais depressa.

Informação horários e preços: 09h00 às 00h00 (horário varia consoante a altura do ano, consultem o site http://www.tour-eiffel.fr para informações mais especificas)  | preço adulto de acesso ao 2º nível pelo elevador: 14,00€ (existe ainda a hipótese do bilhete para jovens dos 12 aos 24 anos que tem o valor de 12,5€)

Torre Eiffel - Pilar Norte

Finalmente eram 16h45 e estávamos à porta do elevador, prontas a entrar na próxima "fornada" de pessoas... e heis que começa a chover! é verdade, que azar! Estava um ar super abafado e aparece a chuva.
Em menos de 1 minutos, os vendedores ambulantes já estavam a tentar impingir chapéus de chuva a todas as pessoas que por ali se encontravam. É fantástica a rapidez com que eles trocam o material de venda, ahah.

subida à TORRE EIFFEL - 16h50

Torre Eiffel - subida e vista do nível 2

O elevador, com cerca de 15 pessoas em cada piso (o elevador possui 2 pisos, o de baixo é para o nível 1 da torre, e o de cima para o nível 2) começou a subir. Era muito o burburinho, todas as pessoas tentavam estar perto das janelas para tirarem fotos à estrutura e paisagem à medida que íamos subindo.
Passamos o nível 1 da Torre e o elevador pára para as pessoas debaixo saírem calmamente e prossegue com a sua subida até ao nível 2... as portas abrem-se e heis que temos uma visão sobre toda a cidade de Paris.
É possível caminhar tudo à volta da Torre de maneira a podermos apreciar todos os pontos de vista, por isso calmamente percorremos o patamar.
Infelizmente, como estava a chuviscar e estava vento, o último nível da Torre estava encerrado ao público. Tristemente não fomos mesmo ao topo, mas já pudemos ter um "cheirinho" dos céus de Paris.

descida da TORRE EIFFEL - 17h40
Paragem para petiscar uma baguette, numa das bancas de comida que ficam mesmo junto ao Sena.
à saída da Torre Eiffel e na margem do Rio Sena
PASSEIO DE BATEAUX PARISIENS - 18h10
Vista do Bateaux Parisiens
Logo à saída da Torre Eiffel temos o Port de la Bourdonnais, onde podemos apanhar os Bateaux Parisiens. E que melhor forma de acabar o dia que a dar um passeio de barco pelo Rio Sena?
A nossa ideia inicial era apanhar o barco e sair no Quai de Montebello, junto à Catedral de Notre Dame de forma a podermos subir à torre das gárgulas e ver Paris iluminado lá do alto, mas por falta de informação acabámos por apanhar o "Croisières Promenades", que em vez do que pensávamos, era um cruzeiro que efectivamente ia junto de Notre Dame mas fazia o circuito de volta para a Torre Eiffel sem parar em nenhum porto. Pudemos apreciar a cidade a escurecer e as primeiras luzes a acenderem-se enquanto percorríamos as margens do Sena, de qualquer maneira. É uma viagem agradável e recomendo, mesmo com os chuviscos, os barcos têm cobertura.

(Horários e preçário: 10h00 às 22h30 - a cada 30 minutos. Adultos pagam cerca de 12€. Para mais informações consultem o site: http://www.bateauxparisiens.com/)

chegada ao porto da TORRE EIFFEL - 19h30

Tivemos a oportunidade de ver a Torre Eiffel carregada de luzes. A meu ver, iluminada, a Torre perde um pouco o seu ar mágico, no entanto não deixa de ser um "espectáculo" bonito de ver.
Com os planos trocados...e já com os pés cheios de bolhas e as costas a doer (ahah), resolvemos dar um passeio até uma estação de metro ali perto para voltarmos para o hotel.

Seguimos Quai Branly, sempre junto ao rio, até alcançarmos a paragem da RER, Champs de Mars - Tour Eiffel, que tem ligação com a estação de metro de Bir-Hakeim. Aqui apanhámos a linha 6 (verde água) em direcção a Nation, e saímos duas estações depois em Picquet; trocámos para a linha 8, de cor lilás, em direcção a Pointe du Lac; e quatro paragens depois estávamos de volta à Place de La Concorde.

MUSEU DO LOUVRE - 20h20

Desta vez, e como estávamos bem perto do hotel, resolvemos visitar uma vez mais o museu do Louvre, por fora, mas com toda a sua iluminação nocturna... e que maravilha!! Se alguma vez forem a Paris não deixem de visitar as pirâmides de noite. O largo do museu muda completamente de vida do dia para a noite, literalmente. Desta vez estava praticamente vazio e era como se  todo aquele espaço nos pertencesse. Sem dúvida um lugar a apreciar.

Sendo que tínhamos comido pouco decidimos procurar algum sitio onde petiscar uma sandes ou algo parecido (devido aos altos preços das refeições...contensão de custos, eheh).
Fizemos então o nosso caminho pela Rue de Rivoli, virámos para a Rue du Louvre e perto do Chambre de Commerce et d'industrie de Paris procurámos por um café que servisse algo; no entanto rapidamente percebemos que àquela hora apenas serviam saladas e já não se conseguia comer sandes em lado nenhum.
Felizmente, já praticamente a chegar ao hotel, na Rue Coquillière, demos de caras com uma pequena mercearia aberta àquela hora tardia. Entrámos e...meus amigos...não sei se era da fome, mas deliciei-me com as melhores waffles que comi na minha vida!!
Lá nos abastecemos de águas e comida, e terminámos o dia a comer no quarto de hotel...com os pés feitos em fanicos!